sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Como divulgar sua web rádio

Se perguntarmos para um dono de Web Rádio qual seu grande desejo, ele provavelmente dirá: “Ter mais ouvintes.”

Isso é possível. Com as estratégias certas você pode aumentar muito os ouvintes de sua Web Rádio.

Este post irá te ensinar algumas dessas estratégias, e você verá que pode conseguir bem mais ouvintes que imagina.

Diretórios de Rádios: São sites e aplicativos que permitem o cadastro de rádios. Esses aplicativos normalmente possuem outras centenas de rádios. Mas o bom é que são utilizados por milhares de pessoas. Alguns até por milhões.

Com eles você aumenta muito sua chance de pessoas ouvirem sua rádio e se gostarem podem favoritar para ouvirem outras vezes. Isso é excelente para atingir pessoas que não conhecem sua rádio ainda.

Quanto mais diretórios de rádios você se cadastrar maior a chance de aumentar sua audiência.

Segue uma lista de diretórios onde você pode cadastrar sua rádio:

TuneIn – É um dos maiores e melhores diretórios de rádios do mundo, no Tunein além de ouvir milhares de estações via Streaming também é possível agregar a sua Web Rádio.

Shoutcast – Nesse site há os dois tipos de rádios: emissoras AM e FM que transmitem online e web rádios, que foram concebidas especialmente para a internet.

Radios.com.br – Traz milhares de rádios online do Brasil e do mundo separadas por país, estado, província e regiões.

Radiosaovivo.net – É uma ferramenta que ajuda na divulgação de sua radio

CX Rádio – É um portal de rádios da internet, com milhares de rádios do mundo todo para você ouvir online e totalmente grátis.

Guia de Mídia – É uma ferramenta onde você pode cadastrar qualquer tipo de rádio, seja ela apenas web ou comunitárias.

Musik Cyti – Site criado em 1997 para a divulgação de cultura, cidades e músicas. Hoje em dia pode ser realizado o cadastro de rádios

Kboing – Além de ter letras de músicas pode ser cadastrada todo tipo de rádio.

Rádios Online – Ferramenta onde você pode se cadastrar e fazer o cadastro de quantas rádios você precisar

Streema – É um diretório que está em fase Alpha, ou seja, inicial. Sua proposta é reunir em um único site um diretório de rádios online, juntamente com uma rede social

RadioFlix – Mais de 100 mil pessoas já baixaram este aplicativo. Ele tem versão para Android e iOS. Para clientes Maxcast o cadastro é feito automático quando contrata um plano

Conteúdo
As pessoas que acessam seu site não se identificam apenas com as músicas, mas também com outras formas de conteúdo.
Crie artigos relacionados ao estilo musical que sua rádio toca. Escreva curiosidades sobre alguma banda, comente sobre alguma música, conte para seu público quais as novas músicas lançadas, coloque as letras delas.
Essas ações ajudam a fidelizar visitantes e também a trazer novos. Quanto mais conteúdo no no seu site, mais importância ele ganha pelos mecanismos de busca (Ex. Google). Outra forma de gerar conteúdo, é gravando vídeos.
Mesmo que não tenha uma câmera profissional, faça mesmo que for com seu celular. Vídeos chamam muito a atenção. Crie um canal no youtube, e grave comentários sobre bandas, músicas, e outras coisas relacionadas ao segmento da sua rádio.
No final do vídeo sempre divulgue seu site. Após publicar no youtube, publique os vídeos em seu site também. Gerando conteúdo que tem a ver com o tipo de música ou programa que a rádio se propõe você começa a fidelizar mais pessoas que gostam desse mesmo tema e consequentemente aumentar seus ouvintes.

Redes Sociais
Redes sociais, se bem utilizadas, são ótimas para divulgar sua rádio. Uma boa forma é divulgar conteúdo, postar um pedaço de um artigo com opção para ler mais.
Postar uma foto que chame a atenção para algum artigo. Tem uma técnica que funciona bem, é fazer alguma pergunta na imagem?
Por exemplo, em alguma imagem com tema de música, você pode escrever a seguinte frase nela: “Qual foi a música mais tocada nas rádios no ano de 82?”.
Aí você linka para um artigo no seu site que está falando sobre isso.

E-Mail marketing 
Acredite. Os e-mails ainda funcionam muito. A melhor forma de utilizar é parecido com as redes sociais. Envie pedaços de artigos, com link para a pessoa ler o conteúdo todo, e ser redirecionado para o seu site.
Comece com a lista de emails de seus amigos, e na medida que for aparecendo novos e-mails vá organizando em uma planilha de excel, ou um bloco de notas.
Trabalhe para sempre crescer sua lista de emails. Uma dica é colocar no seu site um formulário pedindo nome e email. Coloque uma chamada tipo: Gostou de nosso conteúdo? Mantenha-se informado.


Conclusão 
Existem dezenas de formas para divulgar sua Web Rádio. Essas são apenas algumas.
Acredito que se colocar em prática o que foi ensinado nesse pequeno post já consiga aumentar seus ouvintes.

Fonte: Maxcast

Nenhum comentário:

Postar um comentário